FIAT

Cronos

O Fiat Cronos 2021 nasceu como um sucessor do Grand Siena, dando continuidade a uma linhagem de bons sedãs compactos que a Fiat iniciou no Brasil com o antigo Siena nos anos 90. O novo três volumes parte de R$63.390 e vem em três versões básicas, que assumem uma gama de cinco opções, sendo duas manuais e três automáticas.

A origem do Cronos remonta ao Siena. Antes dele, a Fiat teve no Brasil apenas modelos inexpressivos, que não podiam competir com os rivais de marcas mais antigas, entre eles Voyage e Chevette.

O Oggi foi o primeiro, sendo derivado do clássico 147. Depois dele, a Fiat trouxe o Prêmio, um sedã mais volumoso e espaçoso, derivado do Uno.

Este último ficou no mercado brasileiro por um bom tempo e foi até exportado como Duna e com a marca Innocenti. Mas, foi a partir do Palio que surgiu um sedã que viria a ser sucesso, o Siena.

Feito também em outros países, o resultado do projeto 178 de desenho Bertone (muito semelhante em aspecto ao indiano Tata Indigo, do mesmo estúdio italiano), foi promissor e recebeu diversas atualizações visuais por aqui, que mudaram o design exterior e interno. O compacto chegou a usar motor GM 1.8 em dado momento.

Após 15 anos de mercado, o Siena começou a perder o fôlego e a Fiat sacou um novo sedã, chamado Grand Siena. Este foi feito com base na plataforma do Punto e veio com 520 litros no porta-malas.

Com visual moderno, este sedã inovou com a versão Tetrafuel, que permitia abastecimento com gasolina pura, gasolina nacional (com mistura de etanol), etanol e gás natural. Com o fim do Linea, tornou-se o único sedã da marca no país.

Passados cinco anos, a Fiat não fez qualquer atualização visual no Grand Siena, assim como no então Novo Palio, que recentemente deixou o mercado, encerrando consigo um nome consagrado por aqui.

spera-se o mesmo em relação ao sedã, mas este deverá seguir em frente por mais algum tempo ao lado de seu sucessor, o Cronos.

As tentativas de trazer um sedã maior para o Brasil fracassaram após o fim do Marea e o segmento médio pela Fiat foi abandonado após o Bravo sair de cena. Sem estes e o Linea, a marca desistiu de produtos tradicionais acima do segmento compacto.

Por isso, o Fiat Cronos 2021 pode ser considerado o topo de linha entre os automóveis do fabricante sediado em Betim-MG.

Veículos similares

Fiorino

FIAT

Doblò

FIAT

Uno

FIAT